- Home
- Memória Institucional: Entrevistas
Memória Institucional: Entrevistas
ᗌ Estas entrevistas integram a memória institucional do acervo digital do Portal Memória UEMA | dados.uema.br/portal-memoria
Reitor e ex-reitores
19 de dezembro de 2025.
Walter Canales Sant’Ana é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Civil do CCT. Atuou como chefe de laboratório, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação , Pró-Reitor de Administração e Vice-Reitor, sendo atualmente o Reitor da UEMA.
25 de novembro de 2025.
Maria Eline Barbosa Oliveira iniciou na docência em Imperatriz na década de 1970, na Faculdade de Imperatriz, sua atuação marcou a expansão e fortalecimento institucional. Como Vice-Reitora (1996–2002) e Reitora (2002–2003), liderou processos decisivos de interiorização, modernização acadêmica e consolidação administrativa.
Docentes
22 de dezembro de 2025
Ana Lúcia Abreu Silva é egressa do curso de Medicina Veterinária da UEMA, onde se formou na década de 1980, e atualmente atua como docente efetiva do mesmo curso, dando continuidade à sua trajetória acadêmica na instituição.
14 de janeiro de 2026.
Antonio Pereira e Silva é egresso do curso de Engenharia Mecânica da FESM (atual UEMA) e atuou como professor, gestor e organizador dos processos seletivos e vestibulares. Foi pró-reitor de Planejamento e assessor da Reitoria.
Técnicos-adm.
O início da Comunicação Institucional da UEMA.
30 de dezembro de 2025.
Alcindo Barros está diretamente ligado à estruturação, consolidação e modernização da Comunicação Institucional da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Como primeiro assessor de comunicação da instituição, na criação da ASCOM/UEMA, implantou o primeiro jornal impresso, fortaleceu a relação com a imprensa e conduziu a transição do modelo impresso para o ambiente digital, acompanhando o início da publicação de notícias no site institucional. Sua trajetória confunde-se com a própria história da comunicação universitária da UEMA.
Francisco Alves da Silva
A história do Departamento de Educação Física, atual Núcleo de Esporte e Lazer – NEL.
17 de dezembro de 2025.
Chiquinho mantém com a UEMA uma relação de vida, pertencimento e construção institucional, marcada por décadas de trabalho, dedicação cotidiana e participação na formação, consolidação e memória da Universidade.
José Ribamar Pereira Soares Filho
Egresso da UEMA e servidor na construção da Universidade.
18 de dezembro de 2025.
Egresso da UEMA, José Ribamar Pereira Soares Filho iniciou sua trajetória na instituição como estudante em 1983 e, posteriormente, ingressou como servidor público, atuando por décadas em funções administrativas estratégicas e, atualmente, na coordenação do Núcleo de Esporte e Lazer – NEL/UEMA.
Joaquim Vilanova Assunção Neto
Restaurante Universitário da UEMA: trajetória, desafios e função social.
06 de janeiro de 2026.
Joaquim Vilanova Assunção Neto mantém uma relação histórica com a Universidade Estadual do Maranhão desde os tempos de estudante da própria universidade, atuando como estagiário e, atualmente, gerente do Restaurante Universitário, além de ter contribuído na área de gestão de pessoas, desempenhando papel relevante na então Coordenação de RH, focado em desenvolver, motivar as pessoas, visando a satisfação, engajamento e alta performance para obtenção de resultados sustentáveis, alinhados à visão da Instituição.
Maria de Fátima de Castro Pinheiro
Evolução administrativa da Secretaria dos Órgão Colegiados Superiore – SOCS/UEMA nos anos 2000.
10 de janeiro de 2026.
Maria de Fátima de Castro Pinheiro ingressou ainda no período da FESM e acompanhou, de dentro da instituição, suas fases de implantação, crescimento e modernização. Sua atuação, especialmente nos Órgãos Colegiados Superiores (2009 a 2024), permitiu-lhe vivenciar e registrar os processos decisórios e administrativos que moldaram a universidade.
13 de janeiro de 2026.
Pedrolina Costa de Jesus integra a história da UEMA como servidora diretamente ligada à implantação, funcionamento e consolidação do Serviço Médico e do atendimento médico-social do Campus São Luís, onde atuou por aproximadamente 28 anos.
Escolas e da FESM
José Trajano Brandão Martins
Criação da Escola de Agronomia e concepção da FESM.
08 de outubro de 2025.
Trajano foi membro da comissão de estruturação da Escola de Agronomia e participou da idealização das adequaçoes para a concepção da Cidade Universitária Paulo VI em São Luís-MA.
Carlos Alberto dos Santos Marques
Ocupações iniciais do terreno do Campus São Luís: da EMAPA à Cidade Universitária Paulo VI.
13 de outubro de 2025.
Marques foi diretor-presidente da Empresa Maranhense de Pesquisa Agropecuária (EMAPA) da SAGRIMA de 1975 a 1978 na mesma área que hoje constitui o Campus UEMA de São Luís e detalhou o histórico de uso do local.
Lourenço Vieira da Silva
A concepção das Escolas de Agronomia e Veterinária e do Parque Independência.
04 de novembro de 2025.
Lourenço José Tavares Vieira da Silva foi o primeiro diretor da Escola de Agronomia (1970) e estruturou o modelo de funcionamento por meio de convênios vitais com a SAGRIMA (cedendo técnicos, veículos, etc.) e a Secretaria da Fazenda (garantindo a remuneração de professores).
06 de novembro de 2025.
Mariano foi o terceiro presidente da FESM e participou da concepção do Campus UEMA de São Luís. Durante sua gestão, construiu importantes equipamentos no campus Paulo VI (Hospital Veterinário, Biblioteca Central, Restaurante Universitário e prédios das escolas).
Severino Pessoa de Lima
A criação da Escola de Veterinária e do Hospital Veterinário da UEMA.
07 de novembro de 2025.
Numa época de escassez de Veterinários no Maranhão, onde todos se formavam fora do Estado, Pessoa foi o diretor-fundador da Escola de Veterinária, atual Curso de Medicina Veterinária do CCA/UEMA e viabilizou a infraestrutura para o funcionamento do Hospital Veterinário da UEMA.
Almir Aguiar Marques Filho
Da Escola de Engenharia à PRODATA: Formação, o processamento dos Vestibulares e o início da Informática no Maranhão nos anos 70.
27 de dezembro de 2025.
Almir Aguiar Marques Filho manteve relação histórica e técnica com a FESM ao dirigir a empresa pública PRODATA, originada no Centro de Processamento de Dados da Escola de Engenharia, unidade da FESM/UEMA. Sob sua gestão, a PRODATA processou os vestibulares da FESM e da FUM, na década de 70 e apoiou atividades acadêmicas, inclusive com a doação do computador IBM 1130 à Escola de Engenharia.
As entrevistas integram o PORTAL MEMÓRIA UEMA presente em dados.uema.br/portal-memoria.
PORTAL MEMÓRIA UEMA
© 2026, Assessoria de Gestão de Dados Estratégicos – ASSGDE/UEMA ılııl | Universidade Estadual do Maranhão – UEMA | ⏲︎ dados.uema.br/portal-memoria
Endereço:
Reitoria, Avenida dos Cavalos, Cidade Universitária Paulo VI, São Luís-MA